A ação, que estreou em bolsa em novembro a US$ 26, atingiu US$ 50 no início das negociações desta quinta-feira, após pico de US$ 74,73 em dezembro. Às 14h49 (horário de Brasília), o papel caía 20,6%.
Analistas, diferentemente de investidores, se mostraram divididos sobre o cenário para a empresa após a divulgação dos resultados do quarto trimestre, que mostrou que a empresa teve prejuízo de US$ 511 milhões.
O Twitter, segundo avaliações de corretoras, é ou um detentor de um produto de nicho sobrevalorizado cujo potencial está caindo, ou um fenômeno subvalorizado que deve dar trabalho ao Facebook em sua renda no segmento de telefonia móvel.
"Permanecemos fortemente no segundo campo...", disse o Deutsche Bank, um de pelo menos seis instituições que elevaram o preço-alvo ou recomendação para a ação do Twitter. A corretora, que vê o Twitter no caminho para atingir 1 bilhão de usuários manteve a recomendação de compra para a ação e elevou o preço-alvo de US$ 50 para US$ 65. O Facebook tem 1,2 bilhão de usuários.
O UBS, por outro lado, emitiu uma recomendação de "venda" e cortou o preço-alvo de US$ 45 para US$ 42. A instituição foi uma das oito a cortar os preços-alvos ou recomendações para as ações do Twitter. "A falta de adoção pelo grande público ou caso de uso mais simples era uma das nossas preocupações no IPO e parece que isso ocorreu mais rápido do que antecipávamos", disse o analista Eric Sheridan em uma nota.
Resultados
O Twitter divulgou receita melhor que o esperado, de US$ 243 milhões, para o quarto trimestre, em seu primeiro resultado desde o IPO. Investidores, porém, deram mais importância ao anêmico crescimento de usuários do serviço, assim como na forte queda na medida de engajamento dos usuários.
O Twitter registrou uma média de 241 milhões de usuários mensais no trimestre encerrado em dezembro, alta de 3,8% sobre os três meses anteriores. Essa foi a menor taxa de crescimento na comparação trimestral desde que a empresa começou a divulgar os números.
Porém, a empresa informou que gerou US$ 1,49 por 1.000 visualizações de timeline, um salto de 76% sobre o mesmo trimestre de 2012. O presidente-executivo do Twitter, Dick Costolo, expressou confiança sobre melhoria no crescimento de usuários do serviço este ano.
Fonte: G1
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